"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor". João Guimarães Rosa

09 setembro 2007

IDÉIAS PARA SE PENSAR E FAZER UM BRASIL MELHOR I

Judiciário: idéias colhidas da entrevista concedida e publicada pelo jornal o Globo no dia 27/05/2007, do Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, Rodrigo Collaço:

“A sociedade tem razão de cobrar, porque realmente não tem havido julgamento em tempo razoável dessas causas (causas que envolve corrupção)”.

“Os juizes precisam ser independentes para julgar, mas o Judiciário não precisa ser independente do sentimento do povo”.

PROPOSTAS

“O poder judiciário deve ter política judiciária para fazer frente as demandas da sociedade, por exemplo, julgamento de processos que dizem respeito a corrupção”.

“Existem experiências positivas. Uma delas é a do Rio Grande do Sul, onde há uma câmara especializada do Tribunal de Justiça para julgar prefeitos e vereadores. Não há estado no país que tenha mais prefeitos e vereadores punidos que o Rio Grande do Sul, porque lá houve especialização e os desembargadores têm apoio técnico no tribunal para julgar esses casos.”

“A gente percebe que a elite brasileira nunca se preocupou com a exposição do preso de calção, sem camisa, sendo puxado pelo cabelo para ser exposto à televisão. Agora, com a mudança de foco da polícia, as pessoas começaram a se questionar se não deve haver proteção da intimidade. As pessoas passam a ter uma conduta diferente porque estão, sendo atingidos segmentos que eram protegidos pela polícia e pelo judiciário.”