"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor". João Guimarães Rosa

27 agosto 2004

BRASIL E A SUA BARBÁRIE


O texto abaixo, está excelente para demostrar o caos que nós brasileiros estamos vivendo em função de 504 anos de descaso social e manipulação do povo brasileiro. Não se pode ser ingênuo e desprezar a terceira lei de Newton, toda ação tem uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário. Mas, no contexto social as suas proporções não são previsíveis. A barbárie está em toda parte.
"O cúmulo da covardia
Eu estava ontem caminhando em Higienópolis, simpático bairro paulistano, quando topei com um trecho da calçada em obras e tive de fazer um desvio pela rua. Olhei, o carro mais próximo estava bem longe, e fui. De repente, dois rapazes à minha frente puseram as mãos na cabeça - típico gesto diante de uma tragédia. Virei para o lado a tempo de ver, quase sentir, um carro branco passando a centímetros de mim.
O motorista gritou da janela: "Quer morrer?". Eu não quero morrer, mas ele quer matar, porque jogou o carro contra mim sem motivo. Não havia carro na outra pista, nem buracos, nada. Foi a violência pela violência.
Num segundo, ficou claro por que atacam mendigos a pauladas ou marretadas na cabeça. É o ódio social aliado à sensação de poder, de força. Uns jogam carros contra pessoas indefesas. Outros miram suas armas justamente contra o lado mais fraco, contra pessoas que foram abandonadas pelo Estado e pelas famílias, que não têm teto, nem saúde, nem auto-estima, nem o que comer. Não faz sentido. Ou faz?
O ato de barbárie extrapolou São Paulo, fez escola em Pernambuco, virou questão nacional e nos faz refletir sobre onde vamos parar. Quando o Estado não faz sua parte, a elite só pensa no próprio umbigo e a classe média se digladia por migalhas públicas, o fosso social se aprofunda. E chega-se a isso: joga-se o carro contra o pedestre, mata-se por matar o mais miserável dos miseráveis.
Os seis mortos e as demais vítimas da barbárie no coração da principal cidade do mais importante Estado brasileiro são um alerta. Se foram "neonazistas", "skinheads" dessa ou daquela família, ou uns loucos do mal, é quase detalhe. O fundamental é que o espírito nazista baixa quando as instituições falham e a desigualdade social é tanta e tal. Esse, aliás, é o verdadeiro crime bárbaro."
ELIANE CANTANHÊDE – Folha de São Paulo – Editorial – 27/08/2004

Nenhum comentário: